ANTONIO CARLOS VIEIRA LOPES
ANTONIO CARLOS VIEIRA LOPES
12/04/2012
11:46
Fortalecimento do movimento médico
Novos avanços resultantes da constante mobilização das entidades de classe e da abnegada atuação de vários colegas.

A cada dia, o movimento médico tem colhido em nosso estado novos avanços resultantes da constante mobilização das entidades de classe e da abnegada atuação de vários colegas. Merece o justo reconhecimento a luta diuturna consolidada pelo senso de união que prevalece em nosso meio na Bahia, com o propósito de desenhar novos horizontes que assegurem a valorização e a dignidade da nossa profissão. 

Os médicos da rede estadual amargam defasagem salarial histórica, o que vem exigindo das entidades representativas uma atitude de firmeza no encaminhamento das justas reivindicações. Em virtude de a Secretaria de Administração do Estado ter retirado a proposta inicial que previa a incorporação da GID (Gratificação de Incentivo e Desempenho) ao salário base, em busca da redução emergencial das perdas acumuladas, foi encaminhado, em novembro último, um ofício com a solicitação de intercessão por parte do governador Jaques Wagner. Medidas que reiteram o empenho das nossas instituições de classe na busca por melhores condições para os profissionais que atuam no Estado.

Destacamos o importante trabalho na área da defesa profissional que vem sendo empreendido com empenho e competência pelos integrantes da Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM), integrada por membros da ABM, Sindimed e Cremeb. No âmbito da saúde suplementar, a Comissão recentemente deflagrou um processo na Justiça que culminou com a decisão, em caráter de liminar, emitida no dia 14 de março, que obriga planos que descumpriram o acordo firmado entre a CEHM e a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas) a pagarem os honorários médicos desde 1º de agosto de 2011. O acordo foi acatado por 25 das filiadas à Unidades e havia sido descumprido por três delas, alvos da ação judicial. 

São acontecimentos nos quais se evidencia a importância estratégica de fortalecermos a nossa unidade em torno de pleitos comuns. Exemplo disso é o reconhecimento da legalidade do projeto de lei que regulamenta a profissão médica, aprovada recentemente na Comissão de Constituição de Justiça do Senado. Estamos caminhando a passos largos para um horizonte mais promissor de valorização da nossa atividade profissional. 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp