15h58

Acidente de trânsito vira doença de notificação obrigatória na Bahia

Compartilhe
Tamanho da Fonte
A Bahia é o primeiro Estado do Brasil a incluir os acidentes de trânsito na lista de doenças de notificação compulsória (obrigatória), para interesse de saúde pública. A medida foi assinada pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e publicada na manhã desta sexta-feira (10), no Diário Oficial do Estado.

Somente na Bahia, entre os anos de 2000 e 2017, foram registradas 34.534 mortes em acidentes de trânsito, o equivalente à população de cidades baianas como Cachoeira ou Riachão do Jacuípe. Deste total, 6.695 pessoas estavam dirigindo motos, enquanto 12.080 eram ocupantes de carros. 

A medida procura aperfeiçoar as estatísticas do setor e progredir no mapeamento das localidades e zonas de maior incidência. Através dos registros do sistema de informações hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) é possível estimar com considerável precisão o número de mortos por acidentes de trânsito e, mais especificamente, de motocicletas. No entanto, de acordo com o secretário, as vítimas não fatais são de difícil mensuração.

Segundo Dr. Antonio Meira, diretor da Associação Bahiana de Medicina (ABM), com esta ação da Sesab, será possível evitar que os infortúnios da mobilidade sejam inseridos no rol das doenças negligenciadas. “Na medicina, como no trânsito, é preciso estar com a atenção permanentemente voltada para a administração dos riscos, no intuito de evitá-los ou mitigar suas consequências”.

A ABM parabeniza ao Governo do Estado da Bahia, em especial ao Secretário de Saúde, Dr. Fábio Vilas-Boas e a todos os participantes do Comitê Estadual de Prevenção dos Acidentes de Moto.
 
Para acompanhar a matéria completa Clique Aqui

ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp