09h18

1º Simpósio do Grupo de Estudos da Espiritualidade da Bahia

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Estudos abordam relação entre a espiritualidade e a medicina

Um levantamento recente do banco de dados de artigos PubMed revelou que o interesse na relação entre a medicina e a espiritualidade vem aumentando nos últimos 15 anos. Atualmente, é possível encontrar na plataforma mais de 30 mil artigos publicados. Para ter ideia, se colocarmos na busca do Google as palavras ‘saúde’ e ‘espiritualidade’ aparecem em mais de 3,6 milhões de referências.
 
Um desses estudos, feitos em 2012 na Santa Casa de Porto Alegre, mostrou como associação entre medicina e espiritualidade é importante no tratamento médico. No levantamento feito por dois médicos da instituição com 260 pacientes, 70% gostariam que o médico falasse sobre religião, mas apenas 15% o fazem. Além disso, mais de 84% dos pacientes entrevistados acreditavam que ter fé faz bem à saúde e 88,2% usavam a fé como conforto na doença. A conclusão? A fé influencia no tratamento de doenças.
 
Religião e espiritualidade não estão restritas a uma área médica específica e muitos locais têm buscado integrar a espiritualidade na prática médica. A Association of American Medical Colleges (AAMC) inclusive orienta que os currículos médicos devem ser capazes de orientar os alunos quanto ao papel da espiritualidade no cuidado dos pacientes em diferentes situações.
 
Um levantamento realizado em 2012 com 86 escolas médicas do país apontou que 10,4% possuíam cursos eletivos ou obrigatórios de religião e espiritualidade e mais de 40% vinculavam esse conteúdo para a graduação. Dos diretores das escolas médicas brasileiras, 54% acreditavam que esse assunto é importante para ser abordado nas faculdades de medicina. Já nos Estados Unidos, o índice de escolas médicas que incluem a espiritualidade nos seus currículos chega a 85%.
 
Na Bahia ainda não há estudos, mas um grupo GENCA-Bahia (Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular da Bahia), criado em 2013, fará seu primeiro simpósio em 04/08, das 8h às 12h, no auditório da Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus para iniciar os estudos com pacientes baianos.
 
Conceito de Espiritualidade:
 
Estado mental e emocional, que norteia nossos pensamentos, atitudes, ações e reações nas circunstâncias da vida de relacionamento intra e interpessoal.
 
Sobre o GEMCA-Brasil
 
O GEMCA/DCC/SBC foi oficialmente homologado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 23/03/13, durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia Clínica, contando com o apoio de mais de 400 cardiologistas que assinaram o documento de sua criação. É hoje o maior Grupo de Estudos da Cardiologia nacional e segue crescendo com mais de 900 sócios, sendo todos cardiologistas filiados a SBC. “A participação maciça dos cardiologistas alia a necessidade de estudar o que não conhecemos com a necessidade de compreender o que vem sendo observado nos pacientes em todos os locais de atividade médica. As pesquisas nessa área têm demonstrado a influência importante e por vezes derradeira das questões espirituais, por isso desde sua formação as salas dos eventos científicos do GEMCA estão sempre lotadas”, explica a cardiologista Dra. Lucélia Magalhães.
 
Sobre o GEMCA-Bahia
 
Será oficialmente criado no dia do evento a semelhança ao GEMCA- BRASIL e a outros já formados em diferentes estados.

Objetivos - Ampliar os conhecimentos baseados em evidências científicas sobre de que forma nossos pensamentos, atitudes e ações pode interferir favoravelmente ou não da nossa saúde. Sentimentos como ódio e inveja podem ser desfavoráveis.

Estas informações serão necessárias para os profissionais de saúde em geral para as pessoas que busquem melhorar suas relações no trabalho, na família e no ambiente social.
 
1º Simpósio do Grupo de Estudos da Espiritualidade da Bahia
Auditório da Faculdade de Medicina da Bahia
4 de agosto de 2017
Das 8h às 12h
71 3203-1931
Inscrições gratuitas / vagas limitadas
 
Programação
8:00 - 8:15 Abertura - Diretor da FMB- UFBA - Luiz Fernando Adan (Ba)
8:15 - 8:45 Espiritualidade na Prática Clínica. Moderadores: Romário Souza (BA) e Alessandra Caldas (BA)
Conferencista: Dr. Álvaro Avezum (SP)
8:45 - 9:00 Constituição do GEMCA/SBC/BA. Moderadores: Ana Marice Teixeira Ladeia e Maria do Rosário Von Flack
Nivaldo Filgueiras - Presidente da SBC-BA, Lucélia Magalhães (BA)
9:30 – 10:30 Mesa redonda: Saúde e Doença – Como considerar a Espiritualidade na avaliação de saúde e adoecimento?               Moderadores: Nila Costa (BA), Alberto Brandão (BA)
Apresentações de 15 minutos:                                                          
- Como se estrutura um paradigma – Mário Borba (RS)
- O que é e o que não é Espiritualidade – Cláudio das Virgens (BA)
- Espiritualidade e Ensino Médico/ Ligas Universitárias – Roberto Esporcatte (RJ)
- Aplicação da Espiritualidade em Pesquisa Clínica – Álvaro Avezum (SP)
10:30 – 11:00 Debates
11:00 – 11:20 Coffee break
11:20 – 12:00 COLÓQUIO: Sessão Pinga Fogo: Perguntas formuladas pela plateia:
- Pesquisas considerando o paradigma da Espiritualidade, o que mostraram?
- Como interpretar as informações para a decisão clínica? - Terminalidade e Espiritualidade
- Experiência de quase morte. – o que aprendemos com os pacientes reanimados?
Moderadores: - André Luiz Peixinho (BA), Ana Marice Teixeira Ladeia (BA), Lucélia Magalhães (BA), Álvaro Avezum (SP), Roberto Esporcatte (RJ), Mario Borba (RS).             
 

ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp