14h36

ABM promove Gincana de Medicina para estudantes

Compartilhe
Tamanho da Fonte
ABM promove Gincana de Medicina para estudantes

A Associação Bahiana de Medicina (ABM) promoveu, nesta terça-feira (15), em parceria com faculdades de medicina de Salvador, a II Gincana de Medicina, no Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (INESS), no bairro de Nazaré. As equipes Oxford e Stanford chegaram à fase final da gincana e protagonizaram uma série de atividades ao longo do dia.

Após assistirem a um vídeo didático, os alunos se envolveram em testes práticos e simulações clínicas. Ao final, a organização realizou uma sabatina com os participantes.

O presidente da ABM, Dr. Robson Moura, falou sobre a importância da interação e desenvolvimento de atividades práticas para o melhor preparo possível dos alunos. "Qualquer conhecimento médico que tenhamos acesso vai ser benéfico em nossa vida. O INESS é fundamental nesse processo de aprendizado. A simulação é um recurso indispensável na área médica", disse.

A gincana é uma atividade que ocorre ao longo de vários meses. Os alunos se dividem em grupos e respondem às questões virtualmente. 

Para o Coordenador  do INESS, Dr. Izio Kowes, a integração entre os alunos de várias faculdades é fundamental. "Há troca de informações entre discentes de áreas distintas, o que enriquece as discussões técnicas e o ganho é inegável. Acho que esse processo estimula o aprendizado e mostra como o profissional de saúde, em particular o médico, se compromete com sua missão, que é salvar vidas", afirma.

"A gincana gera aprendizado, estimula a integração entre as faculdades de medicina e o conhecimento médico e a prática clínica. A simulação de procedimentos possibilita ao aluno transformar conhecimento em ação", enaltece a diretora científica da ABM e idealizadora da iniciativa, Dra. Clarissa Matias.

De acordo com o representante da Lisan, Dr. Wilson Bruno, a segunda edição da gincana foi muito bem sucedida. "A gente está muito feliz com o evento e ano que vem teremos algumas surpresas", garante. 

A Lisan é um portal que conecta estudantes e médicos de todo o Brasil e uma das ferramentas de maior eficácia é o modelo de competição virtual de casos, que aprimora o exercício acadêmico dos estudantes.

A estudante da Unifacs, Anita Martins Torres, reforça a importância da prática no ensino. "O treinamento e a repetição são muito importantes para a nossa formação acadêmica, sabemos que seremos bastante exigidos na nossa profissão e precisamos estar prontos", ressaltou.

Na opinião do aluno da Faculdade Bahiana de Medicina, Daniel Paranhos, a ideia é muito boa. "A gente não tem contato com os outros estudantes com regularidade e nesse curso é possível reunir as faculdades e interagir da melhor forma possível".

A II Gincana de Medicina foi realizada em parceria com as Faculdades de Medicina UFBA, EBMSP, UNIFACS, UNEB, FTC e UNIME. O resultado da equipe vencedora sai nesta sexta-feira (18).


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Online
Fale com a gente no Whatsapp