11h17

Nova turma de Pós-Graduação em Acupuntura Médica é lançada em Salvador

Acupuntura é ato médico

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Médicos interessados em incluir Acupuntura em seu currículo podem se inscrever para a mais nova turma da Pós-Graduação em Acupuntura Médica, promovida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura. O curso também chancelado pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura tem carga horária de 9 horas, entre teoria e prática, com aulas ministradas uma vez por mês, sempre aos finais de semana, durante dois anos. “As aulas acontecem sempre as sextas à noite e sábado o dia inteiro, o que facilita a participação de profissionais que tem agenda profissional intensa durante a semana”, explica o medico Walter Viterbo, presidente do Colégio Medico Brasileiro de Acupuntura, seção Bahia, e que também assina a coordenação do curso.

Inspirada nas tradições orientais, a Acupuntura foi criada há mais de dois milênios e já conquistou adeptos em todas das partes do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece os benefícios da aplicação de agulhas, inseridas em pontos específicos do corpo e que são capazes de regular as funções orgânicas e produzir os efeitos terapêuticos desejados. A Acupuntura previne e trata diversas doenças, sintomas ou quadros de dor, como dores de cabeça, facial, no joelho, lombalgia, na região cervical, cólica renal, artrite reumatóide e dores decorrentes do pós-operatório. “Os pacientes que já experimentaram e testemunharam a resposta positiva ao tratamento são os principais divulgadores do método, ate mesmo entre a classe medica”, destaca Viterbo, médico especialista em Acupuntura e Algologia (Clínica da Dor). 

Há duas décadas, em agosto de 1995, a técnica foi regulamentada como especialidade médica no Brasil. A mudança, na avaliação de Viterbo, garante mais segurança aos pacientes. “O medico ‘e o profissional indicado para fazer o diagnostico e tratamento mais efetivo e seguro”, defende, lembrando que a Acupuntura não é isenta de riscos e efeitos colaterais, por isso, deve ser realizada por médicos capacitados e bem treinados. “Há 15 anos, a Bahia tinha menos de 10 médicos habilitados para trabalhar com Acupuntura. Atualmente, são mais de 60 especialistas. E tem mercado para muito mais. Por isso já estamos na nona turma do curso”, comemora.

A aula inaugural da Pós-Graduação em Acupuntura Medica acontece 29 de abril, às 19h30min. O curso regular tem inicio em maio. Médicos da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, membros da Associação Bahiana e Medicina (ABM) e residentes podem contar com isenção de matricula. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3016-3015 ou pelo email posacupuntura@gmail.com.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp