12h50

Médico Baiano busca encontrar relação entre a Microcefalia Fetal e o Zika Vírus

Compartilhe
Tamanho da Fonte
O médico baiano, doutorando em Saúde Pública, Edivan Santana, desenvolve estudo sobre a possível associação da Microcefalia Fetal com o Zika Vírus. Em sua tese, Santana utiliza como instrumentos de coleta de dados um Questionário Epidemiológico do Pré- Natal acompanhado de  modelo de laudo de Ultrassonografia Obstétrica, elaborados pelo pesquisador. Estas ferramentas foram adotadas pelas Secretarias de Saúde dos Estados da Bahia e Maranhão como documento de notificação e referência da doença.

O pesquisador ressalta o modelo de estudo, uma vez que a amostra da pesquisa é feita sob forma busca ativa aleatória nas comunidades, refletindo com mais fidelidade a taxa de incidência. Outro ponto importante é que os instrumentos de coleta de dados em conjunto permitem avaliar todo histórico do pré-natal, informações importantes para o diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, além de efetiva criação de um banco de dados para futuras pesquisas e definições de politicas públicas.

Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, Membro Efetivo do Grupo de Acompanhamento da Microcefalia da SESAB, Edivan Santana tem dedicado todo o seu trabalho ao estudo em questão.
 

Assista a um vídeo com Dr. Edivan Santana. 


 

ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp