09h20

Uma centena de pessoas são atendidas no Mutirão contra Aneurisma na ABM

Novo mutirão será realizado em novembro na área de Cardiologia

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Cem pessoas foram atendidas gratuitamente no Mutirão contra Aneurisma, realizado na manhã do último sábado (17.10), na sede da Associação Bahiana de Medicina, em Ondina - uma iniciativa da ABM em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular – Regional Bahia, com apoio da Sonosite. Entre 8h e 12h, foram identificados nove casos de suspeita da doença (dilatação da aorta). Os pacientes foram encaminhados para tratamento gratuito nos Hospitais Ana Nery e Roberto Santos, para evitar o avanço da doença, demonstrando que o objetivo do mutirão não era apenas a detecção, mas a cura.

Durante toda a manhã, médicos e residentes realizaram exames de Doppler, para uma melhor detecção de suspeita de aneurisma. “Mesmo quando não é detectado o problema, o paciente recebe orientações, inclusive a de procurar um profissional da área e ter um acompanhamento permanente. Além do mutirão em si, a divulgação da iniciativa é muito importante, além do papel de multiplicadores que esses pacientes têm na família, no trabalho, etc.”, explicou o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular Regional Bahia, Dr. Ronald Fidelis.

O militar da reserva Ademir Martins da Silva Lima, 65 anos, foi um dos atendidos. “Fiquei sabendo do Mutirão por uma rádio em Salvador e vim porque tenho dores na barriga e não sei a causa. Um tio meu faleceu com dor abdominal e ninguém descobriu o motivo. Fiquei preocupado. Com a situação complicada que temos hoje na saúde do país, essa iniciativa da ABM é bem vinda sempre”, ressaltou.

A técnica em seguros Leda Jesus Santos, 58 anos, tem problemas de circulação e é hipertensa, por isso procurou o Mutirão da ABM. “Temos dificuldade de conseguir atendimento médico nessa área, por isso eu vim para fazer os exames e me precaver. Além do exame, o médico me orientou sobre a importância de conversar também com meus familiares para que busquem um angiologista. Achei a distribuição das senhas e o atendimento muito organizado. Nota dez”, destacou.

Para o Presidente da ABM, Dr. Robson Moura, o objetivo dos mutirões é fazer a prevenção das doenças e promoção da saúde. “Ficamos sempre orgulhosos com o resultado. E já estamos planejando o de Cardiologia, que será em novembro”, destaca.

Esse foi o quarto mutirão em diferentes áreas da Medicina que a ABM realizou desde o ano passado, visando prestar atendimento gratuito à população. Os mutirões realizados nas áreas de Oftalmologia, Dermatologia, Pneumologia e Angiologia já atenderem mais de 1.000 pessoas.

Aneurisma - O aneurisma de aorta abdominal é uma doença grave, com altas taxas de mortalidade, mas, quando diagnosticada precocemente, tem grande potencial de cura. O diagnóstico precoce pode salvar uma vida.

A Aorta é a maior artéria do corpo humano. Ela leva o sangue do coração para todos os órgãos, passando pelo tórax e pelo abdômen. É através de seus ramos que o sangue é distribuído para o coração, os pulmões, o fígado, o baço, o intestino, os rins e as pernas.
O aneurisma da aorta abdominal é uma dilatação (protuberância) anormal da aorta, na altura do abdômen. Se não for tratado, o aneurisma cresce, tornando as paredes da artéria mais frágeis, até que se rompam. A ruptura de um aneurisma da aorta abdominal pode levar à morte.

ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp