08h47

Simpósio do IBIT debate diagnóstico da tuberculose

Compartilhe
Tamanho da Fonte

O IBIT, unidade da Fundação José Silveira (FJS) considerada referência nacional no tratamento da tuberculose, reuniu conceituados especialistas da Bahia e do país na realização do Simpósio sobre Diagnóstico da Tuberculose e Doenças Correlatas, em agosto. “É muito gratificante a realização de um evento desse porte, que discute os avanços nos recursos diagnósticos, para melhor controle da tuberculose”, afirmou na ocasião a superintendente da Fundação José Silveira, Leila Brito. Na abertura do evento, o presidente do Conselho de Curadores da FJS, o médico Geraldo Leite, ressaltou que "a pesquisa científica e a educação continuada sempre foram as maiores preocupações do Professor José Silveira, desde quando fundou o IBIT".
           
“Algumas doenças simulam a tuberculose, por isso é fundamental o aprimoramento no processo de diagnóstico, aspecto que vem sendo aprofundado nas reuniões científicas do IBIT”, ressaltou o coordenador técnico-científico do IBIT, João Carlos Coelho Filho. Ele destacou a importância da promoção do Seminário, articulado com o apoio dos integrantes da Diretoria da Associação Bahiana de Medicina (ABM) e professores da UFBA, Jorge Pereira e César de Araujo Neto. “O evento primou pela qualidade das discussões científicas e teve ampla abrangência, contemplando pneumologistas, radiologistas, residentes e estudantes de medicina”, salientou Dr. João Carlos.
           
O Simpósio reuniu conferencistas de renome, como o professor doutor Arthur Soares Souza Júnior, membro sênior da Society Of Thoracic Radiology, e os especialistas baianos Jorge Pereira e César de Araujo Neto. “O conceito de diagnóstico da tuberculose e doenças afins é multidisciplinar e envolve o trabalho clínico, a radiologia e a análise patológica”, ressaltou o professor associado da UFBA, César de Araujo Neto. Essa abordagem integrada também foi destacada pelo professor adjunto da UFBA, Jorge Pereira: “essa é uma conduta que temos praticado nos últimos dez anos e que é consagrada mundialmente”.
           
Especialista convidado, Dante Escuissato, professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e docente colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, afirmou que “a tuberculose no Brasil persiste como uma doença que tem uma prevalência e incidência consideradas preocupantes”. Na avaliação de outro conceituado palestrante, Edson Marchiori, professor titular da Universidade Federal Fluminense, “é extremamente oportuno promover um evento como este, em um centro de referência como o IBIT, para divulgar as aplicações dos recursos de imagem, levando esse conhecimento aos médicos especialistas”.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp