16h22

7 de abril: médicos aprovam mobilização nacional em defesa da Saúde

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Representantes de conselhos de Medicina, associações, sindicatos e sociedades de especialidades médicas aprovaram uma mobilização nacional da categoria, a partir de 7 de abril, para intensificar a luta em defesa da saúde e por melhores condições de trabalho na rede pública. Estão previstos protestos, caminhadas, atos públicos e assembleias em todos os Estados para alertar a população para os problemas que afetam a saúde, eleita pelos brasileiros como tema que deve ser tratado como prioridade em 2014.

O anúncio foi feito na quarta-feira (26), quando a Comissão Nacional Pró-SUS - composta por lideranças médicas de todo o país - se reuniu em Brasília. A ideia é que o início das mobilizações no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) aconteça também no Dia Nacional de Advertência e Protesto aos Planos de Saúde, previsto para abril. Reunião da Comissão Nacional Pró-SUSO anúncio foi feito na quarta-feira (26), quando a Comissão Nacional Pró-SUS - composta por lideranças médicas de todo o país - se reuniu em Brasília. A ideia é que o início das mobilizações no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) aconteça também no Dia Nacional de Advertência e Protesto aos Planos de Saúde, previsto para abril.

Para o coordenador da Comissão Pró-SUS e 2º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá, é inaceitável que o país ainda seja obrigado a conviver com a falta de investimentos e com a gestão ineficiente no SUS. "Precisamos de soluções estruturantes que impactem de modo radical os rumos os serviços de saúde, sob pena de perdermos esse sistema construído e fundamentado democraticamente", disse.

Além de reivindicarem uma carreira pública e a desprecarização do trabalho médico, os profissionais pedem mais recursos para o setor, com reajuste imediato da Tabela SUS e a aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular Saúde+10, que pede a vinculação de 10% da receita bruta da União à saúde (PLP 321/2013).

O grupo também recebeu a visita do coordenador do Movimento Saúde+10, Ronald Ferreira, que informou e convidou as lideranças para um ato político que será realizado em 11 de março. Nesta data, representantes de diversas organizações que apoiam a causa pretendem visitar parlamentares em Brasília, com o objetivo de fortalecer a defesa do projeto que tramita na Câmara dos Deputados. Membros das Comissões de Assuntos Políticos das entidades médicas assumiram o compromisso de participarem dessa articulação.

MANIFESTO PÚBLICO - Durante o encontro, também foi aprovado o Manifesto Público dos Médicos em Defesa da Saúde, que sintetiza as expectativas da classe e conclama a sociedade a se posicionar em benefício de uma saúde de qualidade. O documento elenca ainda as principais bandeiras do movimento, que a partir de abril devem balizar as mobilizações.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Online
Fale com a gente no Whatsapp