11h52

Informe especial da CONSU

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Às lideranças médicas,

Durante a reunião ampliada da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (COMSU), realizada em 30 de agosto, as lideranças avaliaram que as próximas ações para este segmento devem estar vinculadas às atividades programadas para a celebração do Dia do Médico (18 de outubro). Trata-se de uma oportunidade para chamar a atenção para o descontentamento dos médicos e a postura antiética de algumas empresas com relação aos direitos dos pacientes e a valorização dos profissionais.

A Semana do Médico deste ano será um ponto de reencontro entre médicos e sociedade, inclusive tratando da má assistência prestada pelos planos de saúde, que cada vez mais têm recebido críticas dos órgãos de defesa do consumidor e da própria Agência Nacional de Saúde Suplementar. Oportunamente, a COMSU disponibilizará às lideranças médicas informações e dados que enfatizam esse desrespeito das operadoras.

Para que estas ações sejam bem sucedidas, sugerimos que as Comissões Estaduais (compostas pelas Associações Médicas, Conselhos Regionais de Medicina, Sindicatos Médicos e Sociedades Estaduais de Especialidades) se articulem no sentido de reafirmar publicamente o repúdio contra os abusos praticados. Em São Paulo, por exemplo, uma nova pesquisa encomendada ao Datafolha desenhará um panorama sobre a avaliação dos pacientes quanto ao atendimento dos planos de saúde no estado. Uma campanha nacional para o Dia do Médico também será desenvolvida pelo Conselho Federal de Medicina, na qual defenderá a ética e a qualidade da assistência à saúde pública e privada.

Para dar continuidade, recomendamos às lideranças médicas que, durante a Semana do Médico – compreendida entre 13 e 19 de outubro – :

  1. Sejam enviados à COMSU, até o dia 11 de outrubro, o cronograma de ações e atividades a serem realizadas nos estados durante a Semana, bem como a relação de “planos-alvo” de denúncia. Os dados podem ser remetidos para o e-mail comissoes@portalmedico.org.br;
  2. Sejam denunciadas publicamente as operadoras de planos de saúde que resistem em negociar com as entidades médicas e/ou aquelas que lideram índices de insatisfação por parte dos pacientes;
  3. Sejam feitas ações públicas, plenárias de médicos e coletivas de imprensa tendo como alvo os problemas na saúde suplementar em relação aos pacientes e profissionais;
  4. Sejam divulgadas todas as ações nos veículos institucionais disponíveis (jornais, revistas, sites, portais, newsletter, redes sociais e outros) e junto à imprensa em geral.


Entendemos que todas as entidades médicas do Brasil são corresponsáveis pelo sucesso dessa ação, fator que aumenta nossa responsabilidade e exige empenho máximo de cada um.

Atenciosamente,

COMISSÃO NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (COMSU)


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp