15h15

Médicos e estudantes vão a Brasília nesta terça (20)

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Em assembleia realizada na noite da última quarta-feira (14.08), na sede da ABM, representantes do Cosemba – ABM, Cremeb e Sindimed – e demais participantes discutiram os próximos passos para que uma grande quantidade de médicos esteja presente em Brasília, na próxima terça-feira (20). A data é considerada pela categoria como um dos dias mais importantes da medicina brasileira. Neste dia, o Congresso Nacional analisará os vetos ao Ato Médico da presidente Dilma Rousseff.

O Vice-Presidente da ABM, Robson Moura, abriu o encontro, apresentando informações detalhadas sobre o que foi debatido em Brasília durante o ENEM, no último final de semana. Orientou a todos que puderem estar em Brasília para panfletar e conscientizar os deputados e senadores sobre o voto. Falou ainda da importância de participar dos debates nas redes sociais. “É necessário explicar à população o quanto a saúde de qualidade perde com os vetos ao Ato Médico”, afirmou. Disse ainda o quanto é importante levar o assunto a eventos médicos que ocorram até o dia 20.

Entre inúmeros outros assuntos, citou a bolsa absurda que o governo federal pretende oferecer para que os alunos que estiverem migrando do sexto ano para a Residência façam uma espécie de “Revalida interno”. O valor será de R$400. 

O Presidente do Sindimed-BA, Francisco Magalhães, acrescentou informações sobre o encontro em Brasília, destacando a sua importância e o saldo positivo. “Construiu uma base de unidade, incluindo residentes e estudantes. Saí convicto de que temos uma batalha pela frente, mas chances boas de reverter a situação”. Ressaltou ainda que as entidades médicas financiarão a viagem de ônibus para Brasília para os estudantes de medicina. Os interessados deverão entrar em contato com o Sindicato dos Médicos.

O 1º Secretário do Cremeb, Jorge Cerqueira, disse que está otimista. “Os médicos precisam estar muito bem informados para contribuir no debate”, ressaltou. Já a vereadora Fabíola Mansur falou da importância de se ir à Brasília e pressionar os parlamentares. 

Em seguida, a assembleia foi aberta para esclarecimento de dúvidas. Os participantes foram unânimes sobre a importância de se levar o maior número de médicos e estudantes possível a Brasília no próximo dia 20. Lembraram ainda que, no mesmo dia, às 9h30, na Assembleia Legislativa da Bahia, haverá audiência pública para debater o assunto, promovida pelo deputado estadual Alan Sanches.
 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp