17h07

Parlamentares apoiam propostas defendidas por entidades durante encontro na ABM

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Parlamentares apoiam propostas defendidas por entidades durante encontro na ABM

Representantes das três entidades médicas baianas - ABM, Cremeb e Sindimed - estiveram reunidos com parlamentares, que representam o estado, na manhã desta quarta-feira, dia 31/07, na sede da ABM. O Cosemba buscou apoio para a derrubada da MP 621, que instituiu o Programa Mais Médicos, e dos vetos da presidente Dilma Rousseff a dez pontos do projeto do Ato Médico. O encontro faz parte das mobilizações baianas dos dias 30 e 31, escolhidos nacionalmente como continuidade do movimento médico, em defesa de saúde pública de qualidade.

O deputado federal Colbert Martins, que faz parte da Comissão que vai analisar os vetos ao Ato Médico, afirmou que concorda com o posicionamento das entidades e está empenhado no Congresso para tentar rever essa situação. Sobre a MP 621, Colbert pontuou que acredita que há muitas chances dela ser derrubada no Congresso, "por falta de relevância e de urgência, além da sua constitucionalidade que será avaliada".

O deputado estadual, Augusto Castro, e a vereadora de Salvador, Fabíola Mansur, também presentes no encontro, se colocaram à disposição para ajudar os médicos em defesa de uma saúde pública de qualidade e contra as recentes medidas anunciadas por Dilma. "Essa luta pela saúde deve ser suprapartidária", reforçou Dra. Fabíola.

Apresentação

O presidente do Cremeb, Cons. José Abelardo de Meneses, mostrou para os presentes as graves conseqüências da implantação do Programa Mais Médicos, caso haja continuidade, e falou sobre as justificativas e insatisfações da categoria médica aos vetos da presidente. Dr. Abelardo expôs, através de números e fotos, que não faltam médicos no país e sim, investimentos na saúde pública com maior financiamento público, melhor infraestrutura, políticas de interiorização dos médicos e Carreira de Estado.

"É necessário unir parlamentares, população e médicos em uma discussão suprapartidária sobre a saúde da população brasileira. Precisamos ter coragem para ir contra a corrente e fazer pressão na defesa de uma saúde de qualidade", reforçou. Dr. Abelardo abordou também as Ações Civis Públicas, impetradas pelo Ministério Público após fiscalizações em parcerias com o Cremeb, e as propostas do CFM apresentadas ao governo federal.

O presidente da ABM, Antônio Carlos Viera Lopes, coordenou a discussão, que contou também com a participação da presidente da Comissão de Saúde da OAB-BA, Itana Viana, e de outros representantes da ABM e Sindimed. Representando o Cremeb, além do presidente, estavam os conselheiros Jorge Cerqueira (1º secretário), Jecé Brandão (representante da Bahia no CFM), Luís Augusto Vasconcelos, Eliane Noya e Maria Lúcia Arbex.

Ao final do encontro, Dr. Antonio Carlos aproveitou a oportunidade para entregar ao Cons. Jorge Cerqueira, ao Cons. Jecé Brandão, à Itana Viana e ao deputado Colbert a medalha de comemoração dos 70 anos da ABM.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp