12h55

Seminário de Pesquisa Estudantil da FMB

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Seminário de Pesquisa Estudantil da FMB

O então estudante de medicina Jessé Accioly fez uma descoberta extraordinária quando cursava o 5º ano do curso da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), no ano de 1946: o mecanismo da herança da anemia falciforme, trabalho publicado no ano seguinte nos Arquivos da Faculdade de Medicina da Bahia, chamado de Tertúlias Acadêmicas. Com esta realização, ele é considerado no mundo inteiro como o primeiro a descobrir a manifestação genética da doença, que acomete de modo preponderante a população afrodescendente. Em homenagem a este destacado nome da medicina baiana, a FMB lançou o Prêmio Jessé Accioly, voltado ao concluinte do curso de Medicina com o trabalho monográfico de maior destaque.

Com o objetivo de estimular o estudante da graduação a exercitar os fundamentos da pesquisa e aplicar a metodologia científica de forma sistematizada, a Faculdade realizou, ao final de setembro, o III Seminário de Pesquisa Estudantil da FMB. O evento também é uma oportunidade de selecionar e selecionar trabalhos que se candidatarão ao Prêmio Jessé Accioly.
 

“O objetivo deste evento é criar uma cultura coletiva de pesquisa e investigação científica, contribuindo para que os médicos diplomados possam se familiarizar com essa metodologia e incorporá-la em sua prática, para seu aprimoramento e o aprofundamento de casos desafiantes”, argumenta o professor José Tavares-Neto, coordenador do III Seminário de Pesquisa Estudantil da FMB. Ele revela que a maratona de pesquisa teve no total 71 trabalhos inscritos, dos quais 20 foram selecionados por bancas examinadoras integradas por acadêmicos da instituição para a escolha do trabalho vencedor.

Integrantes do corpo diretivo da Associação Bahiana de Medicina (ABM), os professores de Radiologia e de Pneumologia da FMB, respectivamente, Dr. César Araújo Neto e Dr. Jorge Pereira-Silva, participaram do referido Seminário como orientadores de alunos, entre outros acadêmicos. Por sua vez, o presidente da ABM e professor emérito da UFBA, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, integrou a banca de avaliação dos trabalhos inscritos. 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp