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Plano de Investimento da Rede Cegonha foi pactuado na CIB

Conforme colocou a diretora, o investimento contempla Salvador e toda a Região Metropolitana, com ampliação de leitos de Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), leitos de Terapia Intensiva (UTI), canguru e leitos obstétricos.

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Plano de Investimento da Rede Cegonha foi pactuado na CIB

Foi realizada na tarde de ontem (15), no auditório da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), a 202ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), presidida pelo secretário da Saúde, Jorge Solla. Na reunião, foi pactuado o Plano de Investimento da Rede Cegonha, apresentado pela diretora de Gestão do Cuidado (DGC), Débora do Carmo.

Conforme colocou a diretora, o investimento contempla Salvador e toda a Região Metropolitana, com ampliação de leitos de Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), leitos de Terapia Intensiva (UTI), canguru e leitos obstétricos. Previstos para o plano de investimento em 2012, estão quatro leitos de UTI neonatal, para o Hospital Ana Nery; dois leitos de UTI neonatal, para o Hospital Santa Izabel e um Centro de Parto Normal para a Mansão do Caminho.

Na reunião, foi apresentado o Projeto de Ampliação e Descentralização do Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS, feita pela gerente de Planejamento e Educação Permanente da Ouvidoria SUS Bahia, Celurdes Carvalho. Segundo ela, a Ouvidoria é um canal de escuta qualificada, com ferramenta de garantia e respeito ao cidadão, servindo de instrumento de gestão e de fortalecimento do controle social. Ela citou que para garantir a agilidade das ações desempenhadas pela Ouvidoria é fundamental o trabalho conjunto entre as três esferas do governo (municipal, estadual e federal).

Já o Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências, também pactuado na CIB, foi apresentado pela diretora da Atenção Especializada, Ledívia Espinheira, para a Região Metropolitana de Salvador. Conforme Ledívia Espinheira, no plano consta a qualificação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a partir de julho de 2012, e redimensionamento da frota em 2013. Para o Samu Regional de Camaçari, inclui manutenção da frota atual e habilitação como: Central de Regulação Regional e repasse de valores para construção de uma nova central em 2012.

Durante a reunião, foi apresentado pela diretora de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), Ita de Cássia Cunha, o Projeto Básico de Arquitetura (PBA). Segundo ela, o PBA é o conjunto de informações técnicas, composto pela representação gráfica e relatório técnico, para caracterizar os serviços e obras, elaborado pelos municípios, encaminhados para análise pela a vigilância sanitária. “É importante que o projeto tenha o detalhamento necessário para a definição e a quantificação dos materiais, equipamentos e serviços relativos ao empreendimento”, afirmou Ita de Cássia.

Ainda na CIB, foram homologados os seguintes credenciamentos: cinco núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), para o município de Guanambi, Cardeal da Silva, Ichú, Valente e Guaratinga; duas equipes de Saúde da Família (ESF), para Quixabeira e Antas; quatro equipes de Saúde Bucal (ESB), para Quixabeira, Antas, Iaçú, Camaçarí. 


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