13h49

Mais uma paralisação na Bahia

Médicos decidem em assembléia por mais uma paralisação na Bahia

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Médicos decidem em assembléia por mais uma paralisação na Bahia
Em assembleia, na noite de segunda-feira (05/09), os médicos baianos decidiram ampliar a paralisação programada para o dia 21 de setembro de 2011. Será suspenso por uma semana o atendimento eletivo aos usuários de dez planos de saúde, do dia 21 a 27 de setembro.

Os critérios para escolha do foco da paralisação na Bahia foram três. Primeiro os planos que não negociam com a Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM): Amil, Medial, Hapvida, Norclínicas/Intermédica e Life Empresarial; em seguida, os planos que não cumprem o acordo que foi assinado com a Unidas (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) em 21 de julho: Geap, Cassi, Petrobrás; e por fim, os planos que insistem em apresentar propostas irrisórias: Golden Cross e Promédica.

"Foi uma assembleia com boa frequência em termos qualitativos e bastante participativa. Compareceram diversos representantes de sociedades de especialidades médicas e a categoria se mostrou mobilizada. Houve um sentimento forte de indignação com a possibilidade de descumprimento do acordo feito com a Unidas e com as propostas irrisórias de outras operadoras", avaliou o conselheiro do Cremeb, Luiz Augusto Vasconcelos, que acompanhou toda a discussão.

Ao final da paralisação (27 de setembro), os médicos farão nova assembleia para um balanço do movimento, quando também definirão as novas ações para fazer com que os planos valorizem o trabalho médico e a população que é atendida através dos convênios. Ações na Justiça também serão movidas contra os planos que não negociam e que já foram notificados judicialmente.

Os médicos estão mobilizados em nível nacional na luta por melhores honorários.
Desrespeito ao acordo Unidas
A CEHM vai entrar imediatamente com a ação de cumprimento de acordo, com pedido de liminar, para a Geap, Cassi e Petrobrás. Fará também reunião com Ministério Público e Procon, dando ciência sobre a posição desses planos em descumprir o acordo com a Unidas, atitude que pode trazer sérias consequências para os usuários.

Na assembleia, a Comissão de Honorários informou que a situação desses planos já foi comunicada aos conselhos de usuários da Cassi, Petrobrás e Geap, bem como aos sindicatos dos Bancários e Petroleiros.
21 de setembro. Paralisação Nacional dos médicos

Veja programação do dia:
10h - Coletiva de imprensa.
11h - Debate: Mercantilização da saúde.
12h - Acarajé com arte: exposição de charges, cordéis e outros trabalhos de médicos sobre o tema medicina humanizada.
13h - Com este honorário, só rindo! Performance dos Terapeutas do Riso.
14h - Paralisação de repente: apresentação de repentistas.
15h - Médico com arte: apresentação musical.
16h - CBHPM bota a banda na rua: caminhada musical até a nova Praça de Ondina.
Encerramento com manifestação na nova Praça de Ondina.
As entidades médicas (ABM, Cremeb e Sindimed) convidam os acadêmicos de medicina e os residentes a participarem de todas as atividades de mobilização da classe médica.
 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Online
Fale com a gente no Whatsapp